As inscrições estão abertas até 30 de março (imagem: Chen/Pixabay)
Evento será realizado em São Carlos com apoio da FAPESP. Serão selecionados 20 participantes do Brasil e 20 do exterior
Evento será realizado em São Carlos com apoio da FAPESP. Serão selecionados 20 participantes do Brasil e 20 do exterior
As inscrições estão abertas até 30 de março (imagem: Chen/Pixabay)
Agência FAPESP – A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura será realizada entre os dias 29 de julho e 09 de agosto em três instituições da cidade de São Carlos (SP): Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Instrumentação e Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP). As inscrições estão abertas até 30 de março.
A escola fornecerá aos estudantes e jovens pesquisadores uma visão interdisciplinar da hologenômica – área que estuda o conjunto completo de genomas de um organismo ou nicho ecológico –, além de conhecimento de última geração sobre análise e integração de dados multiômicos do microbioma hospedeiro na relação que mantém com seus microrganismos associados (microbiota). A escola visa discutir como essas ferramentas podem colaborar para o desenvolvimento de novas estratégias de gestão agrícola, a fim de melhorar a produção e a sustentabilidade de alimentos.
O curso terá duração de 75 horas e será composto por palestras, aulas práticas de genômica, metagenômica e análise de dados metabolômicos, além de visitas técnicas a instituições científicas. A pesquisadora coordenadora da escola é a professora Luciana Correia de Almeida Regitano, da Embrapa Pecuária Sudeste.
Os alunos participantes deverão estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos a cursos de mestrado, doutorado ou estágios de pós-doutorado em instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.
Serão selecionados aproximadamente 40 candidatos (20 residentes no Brasil e 20 residentes no exterior); os participantes terão a oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados das suas pesquisas, discutindo o progresso dos seus resultados com os cientistas participantes. Candidaturas adicionais da comunidade científica em geral serão aceitas para os primeiros três dias de aulas plenárias.
A escola contará com a participação de vários palestrantes do exterior, incluindo a professora Leluo Guan (University of British Columbia, Canadá), que falará sobre “Nutrição baseada em ômicas para melhorar a sustentabilidade da produção pecuária”; Haithem Afli (Munster Technological University, Irlanda), especialista em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, que ministrará uma palestra intitulada “A linguagem da vida”; Daniela Lourenço (University of Georgia, Estados Unidos), especialista no método de etapa única amplamente adotado para o melhoramento animal, que abordará o tema “Modelagem do microbioma na seleção genômica”.
A FAPESP apoia o evento por meio do Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Estudantes que moram fora do Estado de São Paulo podem concorrer a apoio financeiro para cobrir despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação.
Mais informações e inscrições em: www.embrapa.br/pt/cursos/-/evento/479141/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.