Selecionados participarão de projeto que estuda o aproveitamento energético do bagaço de laranja no setor citrícola (foto: Freepik)
Selecionados participarão de projeto que estuda o aproveitamento energético do bagaço de laranja no setor citrícola
Selecionados participarão de projeto que estuda o aproveitamento energético do bagaço de laranja no setor citrícola
Selecionados participarão de projeto que estuda o aproveitamento energético do bagaço de laranja no setor citrícola (foto: Freepik)
Agência FAPESP – O Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS), sediado na Universidade Federal do ABC (UFABC), dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível um (TT-1), ambas com bolsa da FAPESP e vinculadas ao projeto "Recuperação energética de resíduos do setor citrícola brasileiro". As inscrições devem ser feitas, respectivamente, até quarta (14/06) e segunda-feira (12/06) da próxima semana.
O pós-doutorando atuará na caracterização físico-química e termofísica de blendas de bagaço de laranja e de cana-de-açúcar para aproveitamento energético em sistemas térmicos de unidades industriais do setor citrícola. O plano de trabalho inclui etapas de coleta de amostras em unidades industriais; caracterização físico-química e seu processamento; produção de blendas e avaliação do desempenho estrutural das amostras densificadas; análises termofísicas e de composição química das blendas combustíveis; e prospecção de cenário(s) de biorrefinaria(s) e formulação de indicadores.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar sólida experiência em aproveitamento energético de resíduos e em práticas/ensaios laboratoriais. Os seguintes documentos devem ser enviados à professora Ana Maria Pereira Neto (ana.neto@ufabc.edu.br): certificado de conclusão do doutorado (preferencialmente na área de energia), súmula curricular no modelo FAPESP, link para o currículo Lattes e carta de interesse com indicação de afinidade à vaga pleiteada. Colocar “Candidatura PD - Processo FAPESP n º 2022/02654-7” no campo de assunto.
O bolsista de TT-1 trabalhará com a execução de análises laboratoriais relacionadas à caracterização de resíduos do setor citrícola e sucroenergético, visando ao aproveitamento energético em sistemas térmicos. As atividades a serem desenvolvidas incluem treinamentos em processamento de amostras, execução de diversas análises físico-químicas e termofísicas, produção de blendas, avaliação do desempenho estrutural de amostras densificadas e estruturação de procedimentos experimentais.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail da professora Neto, colocando no campo assunto “Candidatura TT-I - Processo FAPESP nº 2022/02654-7”. Anexar os seguintes documentos: versão completa do histórico escolar, link para página do currículo Lattes e carta de interesse com indicação de afinidade à vaga pleiteada.
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/6093/ e www.fapesp.br/oportunidades/6099/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
A Bolsa TT-1 tem valor de R$ 505,60 mensais e é direcionada a alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.