Trabalho de doutorado recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2023 (foto: Antonio Scarpinetti/Jornal da Unicamp)
Estudo investiga fatores que podem resultar em crescimento econômico inclusivo
Estudo investiga fatores que podem resultar em crescimento econômico inclusivo
Trabalho de doutorado recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2023 (foto: Antonio Scarpinetti/Jornal da Unicamp)
Jornal da Unicamp | Radar dos Campi – Em um doutorado realizado no Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Lilian Rolim desenvolveu um novo modelo econômico, baseado em agentes e com características kaleckianas (do economista polonês Michael Kalecki), enquanto investigava a relação entre a estrutura econômica e a distribuição de renda para estudar possibilidades de se chegar a um crescimento econômico inclusivo. Contemplado com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese (edição 2023), seu trabalho explicita a complexidade da relação entre as duas questões e evidencia a eficácia da combinação de políticas estatais redistributivas com medidas de regulamentação do mercado de trabalho como instrumento para conquistar um maior equilíbrio entre distribuição de renda e crescimento.
“Sua tese fornece subsídios para a discussão de estratégias que visem a uma distribuição da renda mais igualitária. Essa temática é muito importante, porque se tornou um problema real e crescente no mundo, tanto para os países ricos como para os periféricos. Por mais que seja uma proposta teórica e pensada em uma economia abstrata, seu trabalho pode ter efeitos concretos na política”, avalia Carolina Baltar, professora do IE que orientou o doutorado em parceria com o professor Gilberto Lima, da Universidade de São Paulo (USP).
Recém-contratada como docente no IE, Rolim partiu da análise da interação entre poder de barganha dos trabalhadores e crescimento da produtividade para estudar as influências dessas variáveis na relação entre distribuição de renda e crescimento econômico. Porém, logo notou que seria necessário explorar primeiro – e de forma aprofundada – a influência da distribuição funcional de renda na distribuição pessoal de renda. A questão já havia se apresentado em seu mestrado, quando se debruçou sobre a literatura kaleckiana (que se concentra na macroeconomia) para analisar o processo no qual o Brasil, entre 2003 e 2015, conjugou crescimento econômico com redistribuição de renda.
Leia a reportagem completa em: www.unicamp.br/unicamp/ju/695/modelo-propoe-distribuicao-de-renda-mais-igualitaria.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.