Trabalho de doutorado recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2023 (foto: Antonio Scarpinetti/Jornal da Unicamp)

Economia
Modelo propõe distribuição de renda mais igualitária
18 de outubro de 2023

Estudo investiga fatores que podem resultar em crescimento econômico inclusivo

Economia
Modelo propõe distribuição de renda mais igualitária

Estudo investiga fatores que podem resultar em crescimento econômico inclusivo

18 de outubro de 2023

Trabalho de doutorado recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese em 2023 (foto: Antonio Scarpinetti/Jornal da Unicamp)

 

Jornal da Unicamp | Radar dos Campi – Em um doutorado realizado no Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Lilian Rolim desenvolveu um novo modelo econômico, baseado em agentes e com características kaleckianas (do economista polonês Michael Kalecki), enquanto investigava a relação entre a estrutura econômica e a distribuição de renda para estudar possibilidades de se chegar a um crescimento econômico inclusivo. Contemplado com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese (edição 2023), seu trabalho explicita a complexidade da relação entre as duas questões e evidencia a eficácia da combinação de políticas estatais redistributivas com medidas de regulamentação do mercado de trabalho como instrumento para conquistar um maior equilíbrio entre distribuição de renda e crescimento.

“Sua tese fornece subsídios para a discussão de estratégias que visem a uma distribuição da renda mais igualitária. Essa temática é muito importante, porque se tornou um problema real e crescente no mundo, tanto para os países ricos como para os periféricos. Por mais que seja uma proposta teórica e pensada em uma economia abstrata, seu trabalho pode ter efeitos concretos na política”, avalia Carolina Baltar, professora do IE que orientou o doutorado em parceria com o professor Gilberto Lima, da Universidade de São Paulo (USP).

Recém-contratada como docente no IE, Rolim partiu da análise da interação entre poder de barganha dos trabalhadores e crescimento da produtividade para estudar as influências dessas variáveis na relação entre distribuição de renda e crescimento econômico. Porém, logo notou que seria necessário explorar primeiro – e de forma aprofundada – a influência da distribuição funcional de renda na distribuição pessoal de renda. A questão já havia se apresentado em seu mestrado, quando se debruçou sobre a literatura kaleckiana (que se concentra na macroeconomia) para analisar o processo no qual o Brasil, entre 2003 e 2015, conjugou crescimento econômico com redistribuição de renda.

Leia a reportagem completa em: www.unicamp.br/unicamp/ju/695/modelo-propoe-distribuicao-de-renda-mais-igualitaria.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.