Bolsistas trabalharão no Laboratório de Aracnologia de Rio Claro (foto: José Paulo Guadanucci/Unesp)
Vagas são vinculadas a projeto que estuda a origem e a diversificação de tarântulas neotropicais
Vagas são vinculadas a projeto que estuda a origem e a diversificação de tarântulas neotropicais
Bolsistas trabalharão no Laboratório de Aracnologia de Rio Claro (foto: José Paulo Guadanucci/Unesp)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível quatro (TT-4), ambas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Origem e diversificação de tarântulas neotropicais: filogenômica e biogeografia de Theraphosinae (Araneae, Theraphosidae)”. As inscrições vão até sexta-feira (20/10).
O projeto é desenvolvido no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp), campus de Rio Claro, e está vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).
Os bolsistas trabalharão no Laboratório de Aracnologia de Rio Claro, focado na sistemática e evolução de aranhas Mygalomorphae, cujos processos de origem e diversificação nos biomas neotropicais serão estudados no projeto. Além de coleção científica, coleção de tecidos e equipamento óptico de última geração, o laboratório conta com infraestrutura para os processos de extração e amplificação de DNA.
A bolsa de TT-4 é direcionada a graduados em ciências biológicas, com dois anos de experiência em pesquisa ou como profissional após a graduação, ou com título de mestre na área de biologia molecular ou zoologia (com experiência em geração de dados moleculares).
Os candidatos ao pós-doutorado devem comprovar experiência em análises filogenômicas e métodos filogenéticos comparativos, além de conhecimento básico em biogeografia. Experiência com sistemática de aracnídeos ou morfologia de artrópodes será um diferencial.
Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6392/ e www.fapesp.br/oportunidades/6393/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
O bolsista selecionado de TT-4 receberá Bolsa FAPESP para treinamento técnico no valor de R$ 3.810,40, por dois anos com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. Aceita-se um período de dedicação semanal em home office.
Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.