Mosaico da Jureia-Itatins, Unidade de Conservação no litoral sul de São Paulo (foto: Fundação Florestal/divulgação)
Vagas são vinculadas a projeto que estuda os impactos das mudanças climáticas em ecossistemas aquáticos continentais
Vagas são vinculadas a projeto que estuda os impactos das mudanças climáticas em ecossistemas aquáticos continentais
Mosaico da Jureia-Itatins, Unidade de Conservação no litoral sul de São Paulo (foto: Fundação Florestal/divulgação)
Agência FAPESP – O Projeto Temático “Ecossistemas aquáticos continentais sob mudanças climáticas: impactos em múltiplos níveis de organização” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível quatro (TT-4A), ambas com bolsa da FAPESP. As inscrições vão até a próxima quarta-feira (10/01).
As atividades são conduzidas no Laboratório de Interações Multitróficas e Biodiversidade do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e tratam dos impactos antrópicos sobre ecossistemas florestais utilizando microcosmos experimentais de água doce em escala global, por meio de protocolo padrão.
A vaga de pós-doutorado é voltada a pesquisadores com sólida formação em teorias ecológicas, experiência e conhecimento em análises de comunidades (macro)ecológicas, incluindo diversidade funcional e taxonômica alfa e beta, bem como em análises estatísticas de dados experimentais. Os candidatos devem ter obtido o doutorado em área científica relevante ao projeto.
O candidato à vaga de TT-4A deve dominar ferramentas que permitam reunir, organizar, visualizar, fazer a curadoria, analisar, compartilhar e disponibilizar dados ecológicos. Outros requisitos são: conhecimento da natureza de dados ecológicos; domínio da linguagem R e Python; experiência em lidar com SQL; domínio do Tidyverse para curadoria e manipulação de dados; experiência em lidar com grandes bases de dados; e residir em Campinas.
Mais informações sobre as vagas e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6594/ e www.fapesp.br/oportunidades/6600/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
A vaga em TT-4A tem valor de R$ 6.242,40 mensais. Essa bolsa FAPESP é voltada para especialistas em tecnologia da informação com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação, que não tenham vínculo empregatício e possam se dedicar de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.
Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.