Candidato deve ter doutorado em engenharia mecânica ou de materiais, além de conhecimentos em instrumentação e medição de temperatura em processos de fabricação mecânica (foto: Opt Lasers/Unplash)
Candidato deve ter doutorado em engenharia mecânica ou de materiais, além de conhecimentos em instrumentação e medição de temperatura em processos de fabricação mecânica
Candidato deve ter doutorado em engenharia mecânica ou de materiais, além de conhecimentos em instrumentação e medição de temperatura em processos de fabricação mecânica
Candidato deve ter doutorado em engenharia mecânica ou de materiais, além de conhecimentos em instrumentação e medição de temperatura em processos de fabricação mecânica (foto: Opt Lasers/Unplash)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos por manufatura aditiva”. O prazo de inscrição termina no sábado (20/05).
O projeto é conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e tem como tema o processo de deposição metálica pelo processo Directed Energy Deposition (DED), com ênfase nos aspectos relacionados à temperatura durante o processo de aquecimento e resfriamento.
O bolsista atuará no âmbito de um dos Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOPs) apoiados pela FAPESP, com sede no IPT, e desenvolverá pesquisa na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), instituição parceira.
As atividades incluem: operar máquina CNC e equipamento Hybrid; revisão bibliográfica; elaboração do projeto mecânico; estudar o processo de deposição DED + usinagem de alta velocidade + polimento; acompanhar a fabricação supervisionando e orientando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado; realizar testes em máquina Hybrid; análise dos resultados e planejamento; analisar e planejar sequência de fabricação envolvendo DED; elaborar material para relatórios e publicações em congressos e periódicos.
O candidato deve ter doutorado em engenharia mecânica ou engenharia de materiais. São desejáveis conhecimentos em instrumentação e medição de temperatura em processos de fabricação mecânica.
Interessados devem enviar currículo resumido em formato PDF para o e-mail jupaganelli@usp.br. O candidato também deve enviar anexo de até 2MB destacando publicações em revistas indexadas. O título para o e-mail de inscrição deve ser “PD – DED”.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5981/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.