Bolsista participará de projeto voltado a criar ferramentas automáticas de tradução do grego antigo para o português (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)
Bolsista participará de projeto voltado a criar ferramentas automáticas de tradução do grego antigo para o português
Bolsista participará de projeto voltado a criar ferramentas automáticas de tradução do grego antigo para o português
Bolsista participará de projeto voltado a criar ferramentas automáticas de tradução do grego antigo para o português (imagem: Gerd Altmann/Pixabay)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo projeto “Digital Classics: linking ancient languages to Portuguese and enhancing an automatic model for translation alignment”. O prazo de inscrição vai até 7 de fevereiro.
O projeto é desenvolvido na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCLAr-Unesp), em Araraquara, e tem duplo objetivo a ser alcançado com parceiros internacionais. De um lado, produzir dados para treinamento de alinhamento de tradução (AT) do grego antigo para o português; de outro, aprimorar o modelo Classical BERT, multilíngue, na criação de ATs automáticos com treinamento para o português do Brasil.
O pós-doutorando será responsável por atividades como: dar continuidade a uma tradução grego antigo português, à anotação em treebank e alinhamento manual e automático; corrigir alinhamentos automáticos; discutir como e em que medida os ATs automáticos e os manuais podem ser comparados nos seus resultados em relação às diretrizes e ao padrão-ouro; e discutir como os ATs se comportam com traduções novas em comparação a traduções publicadas.
O candidato deve enviar currículo para os e-mails erapi.fclar@unesp.br e dlllc.fclar@unesp.br.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5696/.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.