Projeto conduzido em São José dos Campos estuda alternativas para o tratamento de lodos produzidos em estações de tratamento de esgoto (imagem: Bamdad Norouzian/Unplash)
Projeto conduzido em São José dos Campos estuda alternativas para o tratamento de lodos produzidos em estações de tratamento de esgoto
Projeto conduzido em São José dos Campos estuda alternativas para o tratamento de lodos produzidos em estações de tratamento de esgoto
Projeto conduzido em São José dos Campos estuda alternativas para o tratamento de lodos produzidos em estações de tratamento de esgoto (imagem: Bamdad Norouzian/Unplash)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado está disponível pelo projeto “Desenvolvimento de processo de pirólise e inertização a plasma térmico aplicado ao tratamento de lodos produzidos em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs)”, vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O prazo de inscrição vai até terça-feira (10/01).
A pesquisa é desenvolvida no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e visa implementar uma planta de demonstração de conceito composta de um módulo de pré-tratamento de secagem do lodo de estação de tratamento de esgotos (ETEs), um módulo de pirólise e inertização a plasma e um módulo de tratamento de gases de produção.
Para as investigações de avaliação do fluxo de massa e energia para o processo empregado e aprimorado pelos módulos da planta conceitual proposta, serão conduzidos os procedimentos de caracterização qualitativa e quantitativa das amostras de lodo coletadas de ETEs do Estado de São Paulo, além de ensaios por processos de pirólise e inertização a plasma térmico para conversão da fração inorgânica e orgânica do lodo em matéria inorgânica inerte e gases combustíveis limpos para produção de energia.
Os interessados devem enviar e-mail com carta de interesse, currículo e informações de contato de duas referências para o professor Gilberto Petraconi Filho (petrafilho@gmail.com).
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5674.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.