Vegetação no entorno do Morro Cabeludo, no Parque Estadual dos Pireneus, em Goiás (foto: Wikimedia Commons)
Vaga é para projeto que busca fazer um diagnóstico da conectividade funcional de paisagens de Cerrado
Vaga é para projeto que busca fazer um diagnóstico da conectividade funcional de paisagens de Cerrado
Vegetação no entorno do Morro Cabeludo, no Parque Estadual dos Pireneus, em Goiás (foto: Wikimedia Commons)
Agência FAPESP – Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Influência da matriz na conectividade funcional de paisagens de Cerrado”. O prazo de inscrição se encerra na sexta-feira (10/03).
O projeto é conduzido no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (ICAQF-Unifesp), em colaboração com pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e Universitat de Barcelona, ambas da Espanha.
O diagnóstico da conectividade estrutural a ser realizado pelo candidato selecionado servirá de base para fases posteriores do projeto apoiado pela modalidade Auxílio Projeto Inicial Pi (π) que trata da conectividade funcional de plantas em diferentes matrizes (eucalipto e pasto).
O bolsista desenvolverá base de dados geoespacial da região de estudo, cálculo da conectividade estrutural de um conjunto de sub-bacias; seleção de unidades de estudo em função dos tipos de matrizes antrópicas e da fragmentação de hábitats; elaboração de mapas de uso e cobertura da terra para as unidades selecionadas.
Os candidatos devem ter conhecimentos sobre conservação e ecologia de paisagens e habilidades no uso de Sistema de Informação Geográfica ArcGIS/QGIS, com experiência em trabalhos envolvendo criação de base de dados e/ou análises espaciais, além de apresentar excelente desempenho acadêmico ao longo da graduação.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da professora Elisa Hardt Alves Vieira (elisa.hardt@unifesp.br). Anexar à mensagem histórico escolar e currículo.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5806.
A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.
Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.