Três bolsistas serão selecionados para participar de estudos sobre tuberculose e COVID-19 em laboratório com nível 3 de biossegurança (foto: ICB-USP/divulgação)
Três bolsistas serão selecionados para participar de estudos sobre tuberculose e COVID-19 em laboratório com nível 3 de biossegurança
Três bolsistas serão selecionados para participar de estudos sobre tuberculose e COVID-19 em laboratório com nível 3 de biossegurança
Três bolsistas serão selecionados para participar de estudos sobre tuberculose e COVID-19 em laboratório com nível 3 de biossegurança (foto: ICB-USP/divulgação)
Agência FAPESP – Duas vagas de treinamento técnico nível cinco (TT-5) e uma de nível três (TT-3) – todas com bolsa da FAPESP – são oferecidas pelo projeto “Biologia sistêmica e comparativa do complexo Mycobacterium tuberculosis: efeitos da variabilidade genética no fenótipo bacteriano”. O prazo de inscrição se encerra no sábado (10/12).
O projeto é desenvolvido no Laboratório de Pesquisa Aplicada a Micobactérias do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Os três bolsistas terão treinamento e atuação em laboratório com nível 3 de biossegurança (NB3), para apoio técnico em projetos relacionados à tuberculose e COVID-19.
Para as oportunidades de TT-5 estão reservados dois subprojetos: “Sobrevivência e tolerância ao zinco como determinantes do controle da acidificação do fagossomo em bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis” e “Sobrevivência e tolerância ao cobre em Mycobacterium africanum L5 e L6”.
Os dois bolsistas devem ter título de doutor com tese na área de microbiologia; publicações como primeiro autor; experiência com citometria de fluxo, cultivo celular, extração de RNA e DNA e PCR; interesse por pesquisar metabolismo bacteriano e por aprender a analisar transcriptomas; e facilidade para trabalhar em grupo e em experimentos que demandem coordenação com outras pessoas. É desejável experiência, não essencial, em treinamento em NB3; cultivo de micobactérias; lipidômica; e análise de transcriptoma bacteriano.
Na vaga de TT-3, o candidato deve ter graduação em área da saúde ou veterinária e ter realizado ao menos uma iniciação científica na graduação. Precisa ter facilidade de leitura de artigos científicos em inglês e interesse em seguir carreira acadêmica, com possibilidade de fixação posterior no laboratório em um programa de mestrado ou doutorado direto.
Para se candidatar, os interessados às três vagas devem enviar link do currículo Lattes, carta de interesse e o nome de dois profissionais que possam ser contatados para prover cartas de recomendação para o e-mail da professora Ana Marcia de Sá Guimarães (ribatski@sc.usp.br).
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5620 e www.fapesp.br/oportunidades/5621.
A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 8.478,40 mensais.
A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.412,80 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.
Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.