Interessados podem se inscrever até 8 de janeiro (foto: divulgação)
Evento será realizado em São Luiz do Paraitinga com apoio da FAPESP; são 80 vagas voltadas a pós-graduandos, jovens doutores, servidores públicos com mestrado e lideranças indígenas com notório saber na área
Evento será realizado em São Luiz do Paraitinga com apoio da FAPESP; são 80 vagas voltadas a pós-graduandos, jovens doutores, servidores públicos com mestrado e lideranças indígenas com notório saber na área
Interessados podem se inscrever até 8 de janeiro (foto: divulgação)
Agência FAPESP – Estão abertas até 8 de janeiro de 2024 as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Transdisciplinaridade para Mudanças Transformadoras. O evento será realizado entre 8 e 18 de abril, com apoio da FAPESP, na cidade de São Luiz do Paraitinga (SP).
A ESPCA está sendo organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (Nepam-Unicamp). O objetivo é abordar a transdisciplinaridade como um processo intencional, autorreflexivo e de construção conjunta, partindo do nível local e envolvendo múltiplos profissionais e perspectivas.
Para isso, o evento combinará atividades de diversos formatos, como aulas, debates, atividades práticas orientadas em grupos de discussão para coproduzir uma proposta de pesquisa transdisciplinar para mudanças transformadoras, visitas de campo a instituições de pesquisa e comunidades tradicionais, atividades artísticas para coproduzir diálogos e cenários, apresentações das pesquisas dos participantes usando formas inovadoras de comunicar a ciência, eventos culturais e de networking.
A escola contará com a participação de cerca de 20 palestrantes de destaque, reconhecidos por sua produção acadêmica de excelência e experiência prática na área da transdisciplinaridade ou, no caso de lideranças indígenas e tradicionais, por seu notório saber.
Estão disponíveis 80 vagas, sendo metade destinadas a brasileiros e o restante a estrangeiros. A FAPESP arcará com os custos de hospedagem e alimentação dos selecionados. Terão prioridade doutorandos e pesquisadores em início de carreira que concluíram o doutorado a partir de 2017. Além disso, mestrandos com pesquisa transdisciplinar, servidores públicos ou de ONGs (com mestrado) e lideranças indígenas com notório saber podem concorrer às vagas.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site do evento.
Mais informações: www.nepam.unicamp.br/spsas-transdisciplinarity/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.