Workshop Mirando as Estrelas
23 de outubro de 2024

O Telescópio Gigante Magalhães e outros projetos de instrumentação astronômica serão apresentados em evento na Univap

Workshop Mirando as Estrelas

O Telescópio Gigante Magalhães e outros projetos de instrumentação astronômica serão apresentados em evento na Univap

23 de outubro de 2024

 

Agência FAPESP – O escritório brasileiro ligado ao Telescópio Gigante Magalhães (GMT Brasil) promoverá em 7 de novembro, em São José dos Campos, o workshop Mirando as Estrelas.

Sediado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), o evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes das áreas de engenharia, física e astronomia para discutir projetos de instrumentação astronômica.

O objetivo geral é abordar os principais instrumentos da astronomia mundial, muitos dos quais a comunidade brasileira tem participação ativa em seu desenvolvimento. O destaque será o Telescópio Gigante Magalhães, que é parte da nova geração de megatelescópios e está sendo construído em Las Campanas, no Chile.

Além das mesas-redondas com cientistas brasileiros sobre projetos de instrumentação, haverá a apresentação de questões que serão investigadas quando o GMT entrar em operação, no início da década de 2030, e discussões sobre a importância da divulgação científica para a sociedade.

O nome do evento é inspirado em uma iniciativa de divulgação científica do projeto. A série homônima, produzida em parceria com a TV Univap, será um produto inédito no país para abordar a participação da comunidade brasileira em projetos de instrumentação astronômica. A estreia da série acontecerá durante o workshop e também estará disponível no canal do GMT Brasil no YouTube, com episódios mensais.

Os interessados em participar do workshop devem se inscrever até 30 de outubro pelo site.

As atividades acontecerão das 9h às 17h, no campus de Urbanova da Univap, av. Shishima Hifumi, 2.911, Urbanova, São José dos Campos, SP.

Mais informações: https://tinyurl.com/5c2nct72.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.